ENTRE EM CONTATO CONOSCO
Nossa equipe está sempre à disposição para atendê-los.
CONTATE-NOS
(31) 2519-8624
AVENIDA GETÚLIO VARGAS, 671 - 10 ANDAR,
BAIRRO FUNCIONÁRIOS | BELO HORIZONTE, MG
COMERCIAL@EXXATA.COM.BR
Nossa equipe está sempre à disposição para atendê-los.
(31) 2519-8624
AVENIDA GETÚLIO VARGAS, 671 - 10 ANDAR,
BAIRRO FUNCIONÁRIOS | BELO HORIZONTE, MG
COMERCIAL@EXXATA.COM.BR
Quando duas ou mais Partes buscam a solução de um conflito irresolúvel na esfera amigável/administrativa, estas poderão recorrer à esfera judicial.
É nesse contexto que atuamos em diversos tribunais pelo país, desenvolvendo trabalhos de perícia e assistência técnica, sempre com a utilização de práticas e metodologias amplamente reconhecidas.
Através de conceitos e ferramentas específicas para cada caso, damos todo o suporte técnico para o esclarecimento dos fatos e suas consequências, na busca pela resolução da disputa.
Nos serviços de assistência técnica, entendemos que nossa atuação não deve se ater somente a perícia, e sim durante todo o processo, auxiliando tecnicamente o cliente e seus advogados desde a elaboração da inicial até a sentença.
Nossa expertise e experiência na prestação dos serviços é notadamente reconhecida através de rankings internacionais.
As atividades necessárias para participações em licitações e concorrências variam conforme o processo.
Os nossos serviços permitem esclarecer a licitação e tornar o cliente competitivo no processo.
O apoio em licitações e concorrências consiste na análise crítica e detalhada da documentação de licitação e seus anexos, detalhando o escopo e requisitos principais, no suporte na redação de propostas técnicas e na análise da minuta contratual, evidenciando os pontos críticos que devem servir de alerta para o nosso cliente, para assinatura do contrato.
Dessa forma, conseguimos posicionar nosso cliente desde o início das negociações, destacando os riscos e oportunidades do negócio.
A gestão dos riscos é fundamental não só durante a fase pré-contratual, mas também durante a execução dos serviços.
Nosso serviço consiste na análise e identificação dos riscos e oportunidades dentro da realidade de cada contrato.
A partir da organização das informações e identificação do cenário contratual, desenvolvemos uma estratégia personalizada para agir e monitorar as situações para que sejam minimizados os riscos e potencializadas as oportunidades.
É fundamental que o volume de informações gerado no âmbito do contrato seja corretamente registado e gerenciado, de forma a garantir uma visão global e integrada de suas atividades.
Para isso, trabalhamos de forma ativa no apoio técnico e orientação na tomada de decisões, análise documental, mapeamento e monitoramento de riscos, elaboração e revisão de documentos no âmbito do contrato, sob a ótica da engenharia de contratos, visando a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro ao longo da execução do contrato, reforçando e resguardando os direitos de nossos clientes.
Situações imprevistas podem ocorrer durante a execução de contratos e levar a desfiguração das condições inicialmente pactuadas, podendo causar prejuízos econômicos para as Partes.
Os nossos serviços compreendem uma análise profunda do caso, contemplando a identificação e fundamentação técnica das possíveis causas do desequilíbrio econômico-financeiro, cálculo dos custos adicionais, apresentação do Estudo e participação em reuniões de negociações.
Também realizamos a análise crítica de pleitos já elaborados por nossos clientes, no intuito de resguarda-los quanto a força de seus claims.
Realizamos uma minuciosa verificação dos cálculos e do embasamento de suas reivindicações.
Dessa mesma forma, também realizamos para nossos clientes os serviços de análise de pleitos e elaboração de anti-claims.
Anti-claims são documentos que objetivam analisar as reivindicações apresentadas pelas empresas contratadas por nossos clientes.
A auditoria tem por objetivo assegurar a qualidade e aderência aos processos de gestão do contrato.
Para elaboração de um diagnóstico completo, realizamos a análise dos sistemas de controle interno e de medições contratuais, os requisitos contratuais de escopo, prazo, custos e qualidade, por meio da análise dos cronogramas (Esperado x Realizado; Cronograma de Avanço Físico; Cronograma Físico/Financeiro).
Nossos procedimentos se baseiam em normas e testes de auditoria geralmente aceitas, incluindo os testes nos registros contábeis internos e procedimentos de auditoria que aplicáveis e emissão de opinião isenta quanto aos controles financeiros internos e demonstrações.
Todas as informações coletadas são utilizadas para a análise determinação das vulnerabilidades do contrato e permitem aos profissionais da Exxata elencarem projetos de melhoria e otimização de atividades na gestão contratual.
A administração dos processos em um projeto de infraestrutura é essencial para concluir a obra dentro do prazo e orçamento.
A equipe da Exxata conta com experiência no ramo da administração contratual e atua de forma integrada a Contratante como Engenharia do Proprietário para reduzir os riscos de desequilíbrio econômico-financeiro e garantir qualidade e aderência contratual nas obras.
Nossas atividades incluem diversas etapas, tais como análise dos documentos gerados no âmbito contratual desenvolvimento de relatórios de acompanhamento, reuniões com as partes, apoio na elaboração de documentação, verificação dos cronogramas, tomadas de decisões e desenvolvimento de estratégias de conduta.
A experiência da Exxata colabora para que o empreendimento seja feito conforme exigências do proprietário, dentro do prazo, custo e qualidade contratadas.
As obras públicas são monitoradas pelos Órgãos de Fiscalização e Controle, sendo comum a apresentação de relatórios de supostas irregularidades existentes no contrato com a Administração.
Neste cenário, atuamos na descaracterização do relatório recebido, a partir de elementos da obra e dados contratuais, demostrando a inexistência das inconsistências apontadas pelos Órgãos.
Principais Órgãos de Fiscalização e Controle:
– Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle;
– Tribunal de Contas;
– Ministério Público (MP);
– Demais Órgãos Municipais, Estaduais e Federais.
Diante da existência de conflitos entre as partes, deve-se buscar a melhor solução que atenda aos interesses de todos.
As negociações, conciliações e mediações de conflitos surgem como alternativas de solução, sendo um espaço que abre oportunidade para exposição e discussão dos problemas existentes, alinhando-se as expectativas a fim de se chegar e a construção de um acordo que atenda a todos os envolvidos, sendo possível inclusive a manutenção da relação comercial.
Prestamos os serviços de apoio em negociações, conciliações e mediações de conflitos, contemplando a realização de análises técnicas do caso e utilização de toda a experiência da equipe Exxata.
Quando duas ou mais Partes buscam a solução de um conflito irresolúvel na esfera amigável/administrativa, estas poderão recorrer à esfera arbitral.
É nesse contexto que atuamos em diversas câmaras de arbitragem pelo mundo, desenvolvendo trabalhos de perícia e assistência técnica, sempre com a utilização de práticas e metodologias amplamente reconhecidas.
Através de conceitos e ferramentas específicas para cada caso, damos todo o suporte técnico para o esclarecimento dos fatos e suas consequências, na busca pela resolução da disputa.
Nos serviços de assistência técnica, entendemos que a alta complexidade dos assuntos tratados em procedimentos arbitrais necessita de um trabalho minucioso e completo, tendo início no alinhamento de estratégias junto ao cliente e seus advogados.
Nossa expertise e experiência na prestação dos serviços é notadamente reconhecida através de rankings internacionais.
A avaliação de empresas ou equipamentos é um processo necessário para diversos fins, como vendas e aquisições, elaboração de acervos e formalização de sociedade. É um importante fator para posicionamento da empresa no mercado e para tomadas de decisão.
No caso de avaliação de empresas, os nossos serviços profissionais contemplam a avaliação de ativos, passivos, inclusive o intangível, com uma perspectiva de geração de riqueza e potencial de negócio, indo muito além de uma simples análise de fluxo de caixa.
Em relação à avaliação de equipamentos, após estabelecermos as premissas para o caso em questão, utilizamos de metodologias reconhecidas, obedecendo todas as normas e legislações pertinentes para apresentar o laudo de avaliação de forma técnica e justa.
Os serviços de avaliação e estudos de investimento permitem que nossos clientes tenham uma visão mais detalhada dos riscos do negócio.
Para que os nossos clientes se antecipem quanto aos riscos da implantação e evitem custos não previstos, realizamos uma análise detalhada do potencial retorno do investimento, essencial para apoiar nas futuras decisões e diretrizes para implantação do projeto e garantia de seu sucesso.
Nossa operação contempla pesquisas, análises, levantamentos e todo o ciclo de estudo de viabilidade, proporcionando uma visão estratégica do negócio e apresentando a real dimensão dos pontos críticos do empreendimento.
A avaliação do empreendimento é feita de acordo com parâmetros físicos e financeiros reconhecidos e utilizados no mercado.
As ferramentas de compliance permitem inibir condutas antitéticas que possam comprometer a reputação e o resultado das empresas. Além disso, o alinhamento dos objetivos com a função do compliance se torna cada vez mais necessário para empresas que pretendem se consolidar no mercado.
A aderência à área de compliance permite que a empresa ganhe credibilidade com stakeholders, melhore a eficiência de seus processos, atue com prevenção para inibir condutas antiéticas que possam comprometer sua reputação.
Oferecemos os serviços preventivos ou corretivos na área de compliance, que contemplem a elaboração de documentos, gestão e treinamentos personalizados para a realidade de cada empresa.
Atuamos em conjunto dos nossos clientes para identificação dos riscos operacionais, gerenciamento e melhoria dos processos, monitoramento na segurança da informação, interpretação de leis e normas dos órgãos de controle, além de elaboração de documentação para comunicação objetiva e clara.
Nossa experiência de mais de 10 anos de atuação na área de administração contratual nos permitiu desenvolver um vasto conhecimento técnico.
Acreditamos que este conhecimento deve ser compartilhado e nós da Exxata fazemos isso por meio de eventos, artigos, cursos e treinamentos.
Promovemos cursos e treinamentos especializados na nossa área de atuação.
Manter a conformidade tributária com eficiência pelas empresas requer conhecimento técnico sobre os procedimentos de recolhimento de impostos e contribuições, além das melhores práticas a serem adotadas em cada setor. Caso os processos tributários internos não estejam alinhados com a legislação brasileira, é comum que as empresas sofram com aumento de gastos e dificuldades em quitar suas obrigações fiscais.
Na Exxata, prestamos os serviços de apoio na identificação dos créditos tributários adequados à realidade de cada empresa, além de elaborar junto aos nossos clientes um plano para cumprimento das obrigações tributárias em conformidade com a legislação nacional.
O mercado está em acelerado processo de transformações e mudanças de diretrizes e cenários, sejam eles operacionais, de gestão, financeiras, tecnológicas, entre outros. As empresas se submetem a tomadas de decisões constantes, ativas ou reativas, na tentativa de controle desses cenários. Esse processo deve estar sempre alinhado com o modelo de negócio da empresa, caso contrário pode colocar em risco seu futuro.
Nesse sentido, atuamos no apoio de empresas que se encontram em uma situação desafiadora, com necessidade de um apoio técnico de especialistas em gestão.
Nosso serviço consiste na análise prévia da real situação em que a empresa se encontra, para identificação das possíveis alternativas para contornar a crise e o dimensionamento do esforço e dos pontos críticos de cada caminho passível de ser adotado.
Atuamos na assessoria de nossos clientes, analisando todos os cenários possíveis e dando todo o suporte técnico no aconselhamento das futuras tomadas de decisão, visando sempre a recuperação de nosso cliente.
A gestão e negociação com credores é um processo complexo, que exige habilidades de comunicação, argumentação e visão junto ao credor, sendo fator fundamental para o sucesso na implementação do Plano de Recuperação da empresa.
Oferecemos nosso suporte aos clientes, através do desenvolvimento de critérios e estratégias de negociação, elaboração de documentação suporte e participação em reuniões.
Utilizamos de todo nosso conhecimento técnico em momentos de crise para o sucesso das negociações.
A Recuperação Judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira de uma empresa, permitindo a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.
É um processo que necessita de atenção aos detalhes e experiência para desenvolvimento de estratégias em conformidade com a legislação.
Nossa atuação consiste nos seguintes serviços:
Estudo de viabilidade para implementação de Plano de Recuperação;
Elaboração de Plano de Recuperação Judicial e Extrajudicial.
Os momentos de elaboração da carta convite e contratação de fornecedores são essenciais para a execução de um empreendimento dentro das expectativas.
Por meio de nosso serviço de suporte a contratação, apoiamos nosso cliente desde a elaboração da carta convite até a assinatura do contrato.
Assim, criamos um ambiente mais seguro para as partes, utilizando uma visão externa e contratual, a fim de minimizar os riscos contratuais e garantindo um equilíbrio entre as obrigações das partes.